A economia da Venezuela passou depois da Primeira Guerra Mundial, de uma economia agrícola para uma economia centrada na produção e exportação de petróleo e gás natural. de petróleo O pais é um dos dez produtores mundiais de petróleo. Também existem importantes depósitos de carvão. A agricultura é cerca de 4% do PIB, traduz a necessidade da exportação de produtos agrícolas. Os produtos dominantes são a cana-de-açúcar, a banana, o milho, o arroz, o sorgo, a mandioca, o café e o cacau. A indústria extrativa abrange, essencialmente, o ferro, o bauxite, o alumínio, os diamantes e o ouro. Os produtos industriais são os metais de base, os bens alimentares, as bebidas, os produtos químicos, os têxteis, os derivados de papel e o tabaco. Os principais parceiros comerciais da Venezuela são os Estados Unidos da América, o Brasil, a Colômbia e o Japão.
A Venezuela faz parte da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) apartir de setembro de 1960 possuindo um pouco mais de 7% das reservas mundiais de petróleo. Abastece aproximadamente 14% do mercado dos EUA.
Em 2007, a Venezuela (cuja moeda é o Bolívar Fuerte) apresentou o maior crescimento do PIB da América Latina (8,4%) e uma inflação anual de 22,5%. A economia venezuelana permitiu à população daquele país uma renda per capita de 8.125 dólares e o salário mínimo é de 286 dólares (um dos mais altos da América Latina).O valor do PIB chegou a 335 milhões de dólares, colocando a Venezuela a quarta maior economia da América do Sul, atrás do Brasil, México e Argentina. A taxa de desemprego está um pouco acima de 9%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário