quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Cultura do Haiti
A vida cultural e artística do Haiti foi sempre influenciada pela França. A partir do início do século XX, porém, buscaram-se formas culturais nativas.Destaca-se a obra literária de Jacques Roumain, que exerceu forte influência sobre o teatro, a pintura e a literatura.A escola haitiana de pintura naïf é famosa e está representada em numerosos museus de todo o mundo. Porto Príncipe conta com museus de história e etnologia e tem uma biblioteca nacional.
Os idiomas oficiais de Haiti são o francês e o creol.A religião principal é a católica, que constitui o 80% da população haitiana. Também há um grupo de protestantes, que formam a minoria religiosa mais importante do país. Outras minorias formam-nas os animistas. Os praticantes do vudú estão em uma percentagem das religiões anteriormente nomeadas. Também há alguns fiéis ao vudú que a têm como única crenças.A educação é gratuita e obrigatória para meninos de 6 até 12 anos, no entanto ao país faltam-lhe instalações adequadas e há muitos infantes que não vão à escola.A música popular é o kompa ou konpa, cantado geralmente em creol.
A cultura é muito rica em tradições, e muitas dos costumes, ao ser os haitiânus descendentes de escravos trazidos da África, ainda as conservam. É muito comum ver pelas ruas haitianas a mulheres levando elementos de todo o tipo sobre suas cabeças como se vê na África. Seus artesãos são muito bons em materiais tais como aferraria, trabalhos com madeira desde pequenos elementos até muebles feitos totalmente a mão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário