terça-feira, 17 de agosto de 2010

Despedida

Enfim, nossa jornada vai chegando ao fim, por enquanto! Abaixo vocês podem conferir uma síntese das nossas postagens. É só clicar no botão "Play" à cada vez que quiser passar um slide.
Até breve!
Equipe Venezueti,
Daniela Almeida, Luana Andrade, Larissa Menezes, Marcela Reis, Thiago Oliva e Gabriel Oliva.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Terremoto do Haiti





No dia 12 de janeiro de 2010, terça-feira, por volta das 19 horas e 50 minutos, o Haiti sofreu um terremoto de 7,0 na escala Richter. Houve temores de incidência de um tsunami na região do Caribe, que poderia atingir a República Dominicana, Cuba e Bahamas, mas logo foram negados.
Durante o terremoto além das casas, o Palácio Nacional, sede dos ministérios das Finanças, Trabalho, Comunicação e Cultura, o Palácio da Justiça e a Escola Normal Superior foram derrubadas pelos tremores.
A primeira agência de notícias a informar o ocorrido foi a TV Haitipal, situada na capital do país, Porto Príncipe, principal região atingida. Outras edificações como o do Parlamento e a Catedral de Porto Príncipe também desabaram.
O tremor ocorreu às 19 horas e 53 minutos (horário de Brasília) e às 21 horas e 53 minutos (horário de Porto Príncipe). O epicentro situou-se a 14 quilômetros da região de Carrefour, a 27 quilômetros de Petionville, na região sudeste do país.
Além das perdas materiais e institucionais, muitos haitianos morreram, e outros conseguiram sobreviver mesmo estando soterrados há mais de quinze dias sob os escombros. Além da missão de paz da ONU, liderada pelo exército brasileiro, várias nações do mundo enviaram ajuda humanitária do exército e profissionais de resgate para ajudar o país.
Nos primeiros dias após o terremoto, vários feridos aguardavam desesperados o atendimento médico no meio das ruas de Porto Príncipe. O grande problema foi o acúmulo de cadáveres jogados pela cidade, causando mau cheiro e riscos de contaminação.
As instalações e sistemas de comunicação da sede da Missão de Estabilização das Nações Unidas em Porto Príncipe sofreram danos estruturais, vários funcionários e voluntários da Missão de Paz faleceram vítimas do terremoto, entre eles a médica brasileira Zilda Arns e mais de quinze militares brasileiros.

Terremoto do Haiti





Acima você pode conferir vídeos que retratam a tragédia imensa que ocorreu no haiti à alguns meses. Um terremoto de proporções pouco antes vistas (7 graus na escala Richter e réplicas sismológicas de 5,5, aproximadamente) atingiram a região, que fica muito próxima aos limites de uma placa tectônica, o que pode ter originado o sismo. Os índices de mortes foram inacreditáveis, aproximadamente 150.000 cidadãos. Milhares de edifícios foram destruídos na capital Porto Príncipe, inclusive uma famosa catedral e a sede do governo. Ajuda humanitária vem chegando à população, proveniente de outros países, uma vez que as pessoas estã totalmente desoladas e não restou nada para que o dano fosse minimizado. Cerca de 3.000.000 de pessoas foram atingidas direta ou indiretamente pelo abalo.

Cultura do Haiti



A vida cultural e artística do Haiti foi sempre influenciada pela França. A partir do início do século XX, porém, buscaram-se formas culturais nativas.Destaca-se a obra literária de Jacques Roumain, que exerceu forte influência sobre o teatro, a pintura e a literatura.A escola haitiana de pintura naïf é famosa e está representada em numerosos museus de todo o mundo. Porto Príncipe conta com museus de história e etnologia e tem uma biblioteca nacional.
Os idiomas oficiais de Haiti são o francês e o creol.A religião principal é a católica, que constitui o 80% da população haitiana. Também há um grupo de protestantes, que formam a minoria religiosa mais importante do país. Outras minorias formam-nas os animistas. Os praticantes do vudú estão em uma percentagem das religiões anteriormente nomeadas. Também há alguns fiéis ao vudú que a têm como única crenças.A educação é gratuita e obrigatória para meninos de 6 até 12 anos, no entanto ao país faltam-lhe instalações adequadas e há muitos infantes que não vão à escola.A música popular é o kompa ou konpa, cantado geralmente em creol.
A cultura é muito rica em tradições, e muitas dos costumes, ao ser os haitiânus descendentes de escravos trazidos da África, ainda as conservam. É muito comum ver pelas ruas haitianas a mulheres levando elementos de todo o tipo sobre suas cabeças como se vê na África. Seus artesãos são muito bons em materiais tais como aferraria, trabalhos com madeira desde pequenos elementos até muebles feitos totalmente a mão.

Minustah


Você sabe o que é Minustah?

Minustah é uma missão de paz criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, que está no país desde os meados de junho de 2004. A intenção do mesmo é restaurar a ordem no Haiti, após um período de insurgência e a desposição do presidente Jean-Bertrand Aristide. Objetivos: estabilizar o país, pacificar e desarmar grupos guerrilheiros e rebeldes, promover eleições livres e informadas e formar o desenvolvimento institucional e econômico do Haiti. Sigla derivada do francês: Mi -ssion

N- ations

U- nes pour la blusation en

H- aiti

Missão de Paz criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.




Aspectos físicos da Venezuela



O território venezuelano possui uma superfície continental e insular de 916.445 km² e faz fronteira com o Brasil (sul), Colômbia (oeste), Guiana (leste) e o mar do Caribe e oceano Atlântico (norte).

Mapa da Venezuela
O clima normalmente é quente e chuvoso pelo fato da Venezuela estar localizada entre os trópicos e sua temperatura média só é alterada pela altitude. Os climas são catalogados de acordo com a altitude do lugar, da seguinte forma: clima tropical (até 800 m e com temperatura entre 23 e 29°C), tropical de montanha (entre 800 e 1.500m e com temperatura de 18 a 23°C), tropical temperado de montanha (entre 1.500 até 2.800m com variação térmica entre 14 a 18°C), clima frio de montanha (acima de 2.800m e com temperaturas que variam de 0 a 14°C) e clima gelado (acima de 4.700m, onde há temperaturas constantemente abaixo de zero).
O relevo venezuelano é bem variado e vai desde os Andes até as bacias de grandes rios como o Orinoco, passando pelas planícies do centro-sul. Os planaltos formam mais de 50% do território daquele país.
A fauna da Venezuela é semelhante à dos países vizinhos, portanto rica. Existem 2.120 espécies de vertebrados terrestres, 1.000 espécies de peixes das águas continentais, 306 espécies de mamíferos terrestres e 21 espécies aquáticas. Lá podemos encontrar onças pintadas, lontras, bichos-preguiça, tamanduás, capivaras, antas, veados e pacas. Entre os répteis podemos citar crocodilos, cobras e lagartos.
Venezuela possui uma flora extraordinária, estima-se que existam mais de 18.000 espécies de planas superiores. Das 215 famílias que lá são encontradas, as mais importantes em ordem numérica são: orquídeas, gramíneas, leguminosas, compostas, rubiáceas e melastomatáceas. 10% desta vegetação só existem nesta região. Neste país há selva amazônica, savanas, pântanos e lugares que são pré-desérticos.
Venezuela conta com grandes recursos hídricos, grandes rios, lagos e regiões pantanosas. Destacam-se três vertentes: a do caribe (responsável pela maior parte do litoral) a do Atlântico, onde desemboca o rio Orinoco (onde saem 74,5% das águas continentais venezuelanas) e a do Amazonas onde desembocam as águas do rio Guainía-negro e outros. O lago Valencia não tem vazão para o mar, trata-se, portanto, de um sistema endorreico.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Graficos da Economia da Venezuela


Este gráfico mostra a evolução do IDH da Venezuela

>

Este gráfico mostra a divisão da exportação de petróleo na Venezuela.

Economia da Venezuela

A economia da Venezuela passou depois da Primeira Guerra Mundial, de uma economia agrícola para uma economia centrada na produção e exportação de petróleo e gás natural. de petróleo O pais é um dos dez produtores mundiais de petróleo. Também existem importantes depósitos de carvão. A agricultura é cerca de 4% do PIB, traduz a necessidade da exportação de produtos agrícolas. Os produtos dominantes são a cana-de-açúcar, a banana, o milho, o arroz, o sorgo, a mandioca, o café e o cacau. A indústria extrativa abrange, essencialmente, o ferro, o bauxite, o alumínio, os diamantes e o ouro. Os produtos industriais são os metais de base, os bens alimentares, as bebidas, os produtos químicos, os têxteis, os derivados de papel e o tabaco. Os principais parceiros comerciais da Venezuela são os Estados Unidos da América, o Brasil, a Colômbia e o Japão.

A Venezuela faz parte da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) apartir de setembro de 1960 possuindo um pouco mais de 7% das reservas mundiais de petróleo. Abastece aproximadamente 14% do mercado dos EUA.

Em 2007, a Venezuela (cuja moeda é o Bolívar Fuerte) apresentou o maior crescimento do PIB da América Latina (8,4%) e uma inflação anual de 22,5%. A economia venezuelana permitiu à população daquele país uma renda per capita de 8.125 dólares e o salário mínimo é de 286 dólares (um dos mais altos da América Latina).O valor do PIB chegou a 335 milhões de dólares, colocando a Venezuela a quarta maior economia da América do Sul, atrás do Brasil, México e Argentina. A taxa de desemprego está um pouco acima de 9%.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Paraísos na Venezuela


Ilha de Margarita
Localizada no Mar Caribe, é um dos destinos turísticos preferidos da Venezuela. É um lugar muito reconhecido pela qualidade de suas praias, tem praias com ou sem ondas, com ou sem vento, frias ou quentes, etc. Basicamente tem uma praia para cada gosto.


Paraísos na Venezuela

Os Roques
A vista desde o avião é incrível, inesquecível devido à variedade de azuis.O Parque Nacional "Los Roques" está formado por lagoas, ilhotas e praias. Os Roques está situado no arquipélago da Venezuela, no Mar Caribe, contém cinqüenta ilhas. Para chegar até lá existem vôos comerciais desde Caracas (capital).
Gran Sabana

Um dos maiores atrativos da Venezuela, que se encontra ao sul da Venezuela dentro do Parque Nacional Canaima. Uma das melhores coisas é a vista, que é espetacular.



Turismo na Venezuela


Vocês já pararam e pensaram de onde surgiu o nome: Venezuela?
Pois, os primeiros exploradores quando chegaram na Venezuela se lembraram da cidade de Veneza, ai então veio o nome Venezuela, pequena Veneza.
A Venezuela é geograficamente muito variada: montanhas, praias e planícies. Sem contar que o clima também é bastante variado, digamos que tem um clima pra cada gosto.

A capital da Venezuela é Caracas, oficialmente Santiago de León de Caracas. Possui um clima agradável. A cidade mais visitada e habitada da Venezuela.
Caracas é uma cidade muito diversa, tem uma grande quantidade de parques, praças... Um grande centro cultura, assim ofecere aos turistas o melhor da sua cultura. Tem um dos museus mais importantes da América do Sul, o museu de Arte Contemporânea "Sofia Imber".

domingo, 1 de agosto de 2010

Chávez e os EUA


Chávez critica ajuda americana aos Haitianos, após tê-los acusado de provocar o terremoto no país por causa dos testes com bombas ao mar.

Desta vez, Chávez chama o, á época, presidente americano George Bush, de "Diabo".

Chávez, em um discurso de campanha, utiliza palavras de baixíssimo calão para se referir aos Estados Unidos, mandando-os à "Merda".

Chávez e os EUA

"Se houver qualquer agressão armada contra a Venezuela, vinda do território colombiano ou de qualquer outro lugar, causado pelo império ianque, suspenderemos os carregamentos de petróleo aos Estados Unidos, mesmo que tenhamos de comer pedra aqui", afirmou Chávez.

"Não mandaremos uma gota mais para as refinarias dos EUA", afirmou, causando um grito uníssono de aprovação de milhares de partidários em um comício do Partido Socialista.


Hugo Chávez é assumidamente um crítico dos EUA, apesar de este ser o seu maior comprador de petróleo (basicamente o que sustenta a economia venezuelana). Á alguns dias, ele afirmou que cortaria este fornecimento caso ocorresse um ataque armado ao seu país por parte que qualquer uma das nações aliadas aos EUA.

Relações Venezuelanas com Outros países


No vídeo acima, conferimos uma reportagem do Bom Dia Brasil que relata o recente corte de relações com a Colômbia, mais uma vez, alegando que o país fez declarações contrárias ao governo Venezuelano.

Mais cultura Venezuelana


A grande maioria dos venezuelanos ainda fala espanhol e 25 línguas indígenas são preservadas e usadas pelas tribos remotas. As artes visuais estão muito presentes na Venezuela, embora a disciplina mais importante é a música cultural do país, uma mistura eclética de ritmos europeus, africanos e índios. O teatro tem muitos seguidores e produção literária é muito ativa, especialmente entre as gerações mais jovens. A Moeda da Venezuela é o Bolívar (alusão a Simón Bolívar, prócer da independência de grande parte da América espanhola). Infelizmente, Venezuela é um dos poucos paises de América Latina que carece da tradição artística pré-colombiana de outros países. As suas condições geográficas têm sido uma das principais causas, as quais muitas construções desapareceram, pelos frequentes terremotos. Porém, devido ao bom do petróleo e por iniciativa de arquitetos nacionais e estrangeiros, o país viveu uma revolução na sua arquitetura. Conhecer a gastronomia venezuelana é submergir num mundo de aromas e sabores que descrevem uma cozinha de gostos fortes e de cores chamativas. A gastronomia é caracterizada pelo uso do milho, da mandioca, da banana, do pimentão, de grãos e aves variadas, resultando em pratos de sabores únicos e extraordinários.Os pratos mais representativos são: o Pabellón Criollo, a Arepa, a Hallaca, a Cachapa, as empanadas de farinha de milho e o "fervido" de galhinha, carne ou peixe. O interesse dos venezuelanos pelo folclore português está a crescer na Venezuela, país onde é significativa a participação de jovens nas diferentes coletividades folclóricas, revelou à Lusa o diretor musical do Grupo Folclórico do Centro Português de Caracas.

Cultura Venezuelana






A cultura Venezuelana vem das raízes indígenas, hispânicos e Africano.Um legado cultural com um belo contraste de etnias indígenas, com a sua arte e uma rica tradição oral, o que deu uma contribuição extraordinária, tanto linguística, arquiteta e artes decorativas, pintura, joalharia, mobiliário, conquistadores e colonizadores espanhóis. A contribuição da Venezuela a lenda popular é o camponês, a dança tradicional, que é acompanhada pelas melodias dos instrumentos populares, como o cuatro, harpa e maracas. Crenças, artes e dos valores, práticas e tradições que são transmitidas de geração em geração, sugerindo a presença de uma memória que vive no espírito das pessoas que valorizam as experiências ancestrais na tarefa cotidiana do artesão. Isto é como os artesãos criarem e recriarem tradições diariamentes, expressões e revalorização deve constituir um venezuelano. As comunidades indígenas refletem a sua produção criativa com cestaria, cerâmica...Outros estão conscientes da força da tradição e do impulso criativo do povo se fazem sentir através das mãos dos artesãos que criam sobre o barro, a palma, madeira e pedra, revitalizando os laços com a terra, o ambiente e do contexto cultural de seu nascimento. O catolicismo é a religião predominante da Venezuela, e tem sido adotado pela maioria dos povos indígenas. Destes, apenas aqueles que vivem em áreas remotas permanecem fiéis às suas antigas crenças tribais.